Por que a idade importa?

Mulheres que esperam muito tempo para iniciar uma família enfrentam a questão da idade como um obstáculo significativo. Não é mito. A idade importa para as mulheres e o relógio biológico pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma gravidez.

O motivo é muito simples: as mulheres nascem com um número finito de óvulos. Com o passar do tempo, não só a quantidade de óvulos diminui, como também diminui a sua qualidade. Essa mudança começa aos 35 e se intensifica a partir dos 40.

Idade da Mulher Número de Óvulos (média)
Nascimento: 2 milhões
Puberdade: 400 mil
30 anos: 100 mil
40-45 anos: 0

Entender a questão do relógio biológico pode ajudar os casais a avaliarem suas situações de vida e tomarem decisões mais conscientes sobre quando iniciar uma família e quando procurar ajuda para questões relacionadas à concepção.

  • Menos de 35 anos: procurar uma avaliação após 1 ano tentando engravidar

  • De 35 a 39 anos: procurar uma avaliação após 6 meses tentando engravidar

  • 40 anos: procurar uma avaliação o mais rápido possível

  • Mais de 40 anos: as chances de engravidar são bastante reduzidas devido ao menor número de óvulos disponíveis

Ainda assim, é sempre importante destacar a particularidade de cada caso. Cada paciente tem sua própria jornada pessoal, que apresenta desafios específicos. E serão os exames e ensaios personalizados que nos guiarão rumo aos tratamentos mais inteligentes para alcançar resultados positivos.

Fale agora com o Dr. Felipe Konotop

Tire suas dúvidas sobre tratamentos diretamente com o médico:

Via WhatsApp

Assine a Newsletter

E receba semanalmente conteúdo gratuito por email!