Cervicite

A cervicite aguda, também conhecida por endocervicite, é uma inflamação do colo do útero provocada por uma variedade de organismos diferentes. Também há a cervicite crônica, que é uma alteração que não causa problemas a mulher e acomete em maior proporção mulheres após o parto e que usam pílula.

Essa irritação pode ser causada por outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes, clamídia e infecções bacterianas. Outra causa possível para a Cervicite é a sensibilidade causada por determinados produtos químicos, como os dos espermicidas das camisinhas e até mesmo dos tampões vaginais.

SINTOMAS

Os sintomas da Cervicite geralmente não são observados, mas há casos em que se notam os seguintes sinais:

• Irritação;
  • Vermelhidão no local;
  • Corrimento (sai do colo do útero e pode se exteriorizar pela vagina);
  • Sangramento após a relação sexual;
  • Dor pélvica;
  • Febre.

Caso não haja o tratamento adequado dessa doença, a mulher pode desenvolver enfermidades mais sérias, como infertilidade, doença inflamatória pélvica e aumento da possibilidade da gravidez ectópica.

DIAGNÓSTICOS

A cervicite aguda ou a endocervicite é um inflamação no colo do útero que normalmente surge em mulheres entre 18 a 25 anos. Sua forma mais comum é a bacteriana e em muitos casos a mulher não apresenta sintomas da doença. Por esse motivo, é de grande importância que os exames ginecológicos sejam realizados no intervalo de tempo recomendado para que não haja o avanço do quadro de inflamação e possíveis complicações, como a perda da fertilidade.

A maioria das mulheres não apresenta sintomas relacionados com a doença ou estes são inespecíficos. As evidências clássicas de cervicite são dor intensa na região abdominal, dor durante as relações sexuais, febre, sangramento fora do período menstrual e secreção vaginal espessa.

O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames ginecológicos, sendo o principal deles é a coleta de amostra da secreção cervical que pode acontecer durante a realização do Papanicolau. Durante esse exame o médico pode observar o colo do útero e colher amostras para a análise laboratorial. Trata-se de um exame simples e indolor, capaz de fornecer um diagnóstico preciso sobre a inflamação.

Ao apresentar algum dos sintomas procure imediatamente o seu ginecologista. E, mesmo que não seja notado nada de diferente, não deixe de realizar os exames ginecológicos de rotina, eles são fundamentais para a sua saúde e para a preservação da fertilidade.

EXAMES

Para diagnosticar corretamente a cervicite é indicado o exame do colo uterino, realizado pelo colposcópio ou a olho nu. Também pode ser requerido uma cultura de secreção, mas esse procedimento deve ser avaliado com critério pelo médico solicitante a fim de obter o diagnóstico preciso.

PREVENÇÃO

A cervicite, aguda também conhecida como endocervicite, é uma inflamação no colo do útero que acomete mulheres em idade fértil. Trata-se de uma infecção bacteriana e que em muitas mulheres não apresenta sintomas, por esse motivo os exames ginecológicos, como o Papanicolaou, são extremamente importantes para detectar esta e outras alterações.

Para prevenir a cervicite o primeiro passo é usar camisinha em todas as relações sexuais, muitas das bactérias que causam a inflamação são transmitidas por relações sexuais. Manter a higiene sempre em dia também ajuda a evitar a contaminação por micro-organismos presentes no ânus.

Seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos com regularidade são poderosas ferramentas contra as inflamações uterinas, como a cervicite. Além de fortalecer o sistema imunológico, manter a alimentação saudável e a prática de exercícios aumenta a disposição.

O famoso Papanicolaou deve ser realizado periodicamente conforme orientação do seu ginecologista. Este é um dos exames que pode auxiliar a verificar se há alguma alteração no colo do útero, o que poderá levar a um diagnóstico preciso.

Visite seu ginecologista com regularidade e esclareça com ele todas as suas dúvidas. Somente esse profissional pode te orientar e, coma a ajuda de exames, diagnosticar e tratar doenças que podem até mesmo comprometer a sua fertilidade.

TRATAMENTOS E CUIDADOS

A cervicite ou endocervicite é uma inflamação que atinge o colo do útero de muitas mulheres, principalmente entre os 18 e 25 anos. Essa doença é causada por bactérias, muitas delas naturais da flora vaginal, ou transmitidas por meio de relação sexual. Grande parte das mulheres infectadas não apresentam sintomas, que podem ser dor abdominal intensa, dor e sangramento durante o sexo e corrimento viscoso.

O tratamento da cervicite é realizado com o uso de antibióticos específicos contra as bactérias causadoras da infecção e durante sua realização é recomendada a interrupção de relações sexuais. O parceiro da paciente também deve ser examinado para verificar se há alguma bactéria presente no órgão genital masculino para realizar o tratamento.

Como os sintomas nem sempre aparecem, é preciso realizar o exame ginecológico de rotina, dentre eles o Papanicolau, de acordo com a recomendação médica, e eventualmente outros exames para verificar uma possível cervicite. Caso seja visualizado algum indício dessa alteração, o tratamento deve ser iniciado imediatamente visando preservar a fertilidade de mulher.

Não deixe de visitar seu ginecologista regularmente e realizar todos os exames indicados. Esses procedimentos são essenciais para a manutenção da sua saúde ginecológica e garantir seu bem-estar.

Fale agora com o Dr. Felipe Konotop

Tire suas dúvidas sobre tratamentos diretamente com o médico:

Via WhatsApp

Assine a Newsletter

E receba semanalmente conteúdo gratuito por email!