Congelamento de Óvulos
O congelamento de óvulos, também conhecido como criopreservação de oócitos maduros, é um método usado para salvar a capacidade de engravidar das mulheres no futuro.
Óvulos colhidos de seus ovários são congelados não fertilizados e armazenados para uso posterior. Um óvulo congelado pode ser descongelado, combinado com espermatozoides em laboratório e implantado em seu útero (fertilização in vitro).
Seu médico pode ajudá-lo a entender como funciona o congelamento de óvulos, os riscos potenciais e se esse método de preservação de fertilidade é ideal para você com base em suas necessidades e histórico reprodutivo.
POR QUE É FEITO?
O congelamento de óvulos pode ser uma opção se você não estiver pronta para engravidar agora, mas quiser ter certeza de que poderá engravidar mais tarde.
Ao contrário do congelamento de óvulos fertilizado (criopreservação de embriões), o congelamento de óvulos não requer espermatozoides, porque os óvulos não são fertilizados antes de serem congelados. Assim como no congelamento de embriões, no entanto, você precisará usar drogas de fertilidade para fazer você ovular de modo que você produza vários óvulos para recuperação.
Você pode considerar o congelamento de óvulos se:
- Você tem uma condição ou circunstância que pode afetar sua fertilidade. Estes podem incluir anemia falciforme, doenças autoimunes, como lúpus e diversidade de gênero, como transgênero.
- Você precisa de tratamento para câncer ou outra doença que possa afetar sua capacidade de engravidar. Certos tratamentos médicos – como radiação ou quimioterapia – podem prejudicar sua fertilidade. O congelamento de óvulos antes do tratamento pode permitir que você tenha filhos biológicos mais tarde.
- Você está passando por fertilização in vitro. Quando submetidos à fertilização in vitro, algumas pessoas preferem o congelamento de óvulos ao congelamento de embriões por razões religiosas ou éticas.
- Você deseja preservar os óvulos mais jovens agora para uso futuro. O congelamento de óvulos em uma idade mais jovem pode ajudá-lo a engravidar quando estiver pronta.
- Você pode usar seus óvulos congelados para tentar conceber uma criança com esperma de um parceiro ou um doador de esperma. O embrião também pode ser implantado no útero de outra pessoa para realizar a gestação (útero solidário).
COMO VOCÊ SE PREPARA?
Antes de iniciar o processo de congelamento de óvulos, você provavelmente terá alguns exames de sangue, incluindo:
Teste de reserva ovariana
Para determinar a quantidade e a qualidade de seus óvulos, seu médico pode testar a concentração de hormônio folículo estimulante e estradiol no sangue no terceiro dia do seu ciclo menstrual. Os resultados podem ajudar a prever como seus ovários responderão aos medicamentos de fertilidade.
Outro exame de sangue e um ultra-som dos ovários podem ser usados para obter uma visão mais completa da função ovariana.
Rastreamento de doenças infeciosas
Você será examinado para certas doenças infecciosas, como HIV e hepatite B e C.
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR?
O congelamento de óvulos tem várias etapas – estimulação ovariana, recuperação de óvulos e congelamento.
Estimulação ovariana
Você vai tomar hormônios sintéticos para estimular seus ovários a produzir vários óvulos – ao invés do único óvulo que normalmente se desenvolve mensalmente. Medicamentos que podem ser necessários incluem:
- Medicamentos para prevenir a ovulação prematura.
- Durante o tratamento, o seu médico irá monitorá-lo. Você terá exames de sangue para medir sua resposta aos medicamentos de estimulação ovariana.
- As visitas de acompanhamento também incluem o ultrassom vaginal – um exame para criar uma imagem do interior de seus ovários – para monitorar o desenvolvimento de bolsas cheias de líquido onde os óvulos amadurecem (folículos).
- Quando os folículos estão prontos para a recuperação do óvulo – geralmente após 10 a 14 dias – uma injeção de outro medicamento pode ajudar os óvulos a amadurecerem.
Recuperação de Óvulos
A recuperação do óvulo é feita sob sedação, geralmente no consultório do seu médico ou em uma clínica. Uma abordagem comum é a aspiração por ultrassonografia transvaginal, durante a qual uma sonda de ultra-som é inserida em sua vagina para identificar os folículos.
Uma agulha é então guiada através da vagina e em um folículo. Um dispositivo de sucção conectado à agulha é usado para remover o óvulo do folículo. Múltiplos óvulos podem ser removidos, e estudos mostram que quanto mais óvulos forem recuperados – até 15 por ciclo – melhores são as chances de nascimento.
Após a recuperação do óvulo, você pode ter cólicas. Sentimentos de plenitude ou pressão podem continuar por semanas porque seus ovários permanecem aumentados.
Congelamento
Logo após a colheita dos seus óvulos não fertilizados, eles são resfriados a temperaturas abaixo de zero para preservá-los para uso futuro. A composição de um óvulo não fertilizado torna um pouco mais difícil congelar e levar a uma gravidez bem-sucedida do que a composição de um óvulo fertilizado (embrião).
O processo mais comumente usado para congelamento de óvulos é chamado de vitrificação.
Altas concentrações de substâncias que ajudam a prevenir a formação de cristais de gelo durante o processo de congelamento (crioprotetores) são usadas com resfriamento rápido.
RESULTADOS
Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI)
Quando você quiser usar seus óvulos congelados, eles serão descongelados, fertilizados com espermatozoides em laboratório e implantados no útero.
Sua equipe de saúde pode recomendar o uso de uma técnica de fertilização chamada injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). Na ICSI, um espermatozoide saudável é injetado diretamente em cada óvulo maduro.
As chances de engravidar após o implante são de aproximadamente 40%, dependendo da sua idade no momento do congelamento dos óvulos. Quanto mais velho você estiver no momento do congelamento do óvulo, menor a probabilidade de você ter um bebê vivo no futuro.
Fale agora com o Dr. Felipe Konotop
Tire suas dúvidas sobre tratamentos diretamente com o médico:
Assine a Newsletter
E receba semanalmente conteúdo gratuito por email!