Opções para Transgêneros
Hoje, homens e mulheres transgênero também podem ter acesso a métodos de reprodução humana. A paternidade e a maternidade são uma realidade possível.
Há duas principais razões para acreditar e comemorar esse momento:
- a evolução da tecnologia em reprodução humana, que tem oferecido cada vez mais recursos e segurança para fertilizações bem sucedidas;
- e a ampliação da legislação brasileira que, desde 2013, autoriza tratamentos de fertilidade a todas as pessoas, independente do sexo ou do estado civil.
Comece com uma consulta
Em todos os casos de busca por soluções de fertilidade, uma consulta com um especialista em reprodução humana é indispensável para o sucesso do projeto. Isso também é verdade para o caso em que pelo menos um dos parceiros é transgênero. Porque é na consulta que conversamos sobre as principais metas em relação à construção da família e começamos a definir os exames necessários para trilhar um tratamento com grandes chances de ser bem sucedido.
Mapear o histórico médico de cada parceiro, bem como a condição biológica atual, é de suma importância para definir o caminho que será tomado. Como todos os casos de fertilização, os casais transgênero também possuem suas particularidades, principalmente em relação à origem biológica de cada parceiro. Há diferentes soluções para as diferentes composições de um casal transgênero. Dependendo do histórico, alguns cuidados precisarão ser tomados para que o sonho de ter filho possa ser bem sucedido pelo casal. A relação entre tratamento hormonal e a gestação é apenas alguma das questões que precisaremos avaliar, por exemplo.
De forma geral, há dois principais tratamentos que costumam funcionar bem e atender à diversidade que pode compor um casal transgênero. São eleas: a fertilização in vitro (FIV) e a inseminação artificial intrauterina (IIU).
Fertilização in vitro para transgêneros
A fertilização in vitro consiste na coleta de espermatozoide e de óvulos para a fecundação realizada em laboratório, e posterior aplicação no útero para gestação. Dependendo da composição do casal transgênero, será necessário a utilização de um banco de esperma ou de óvulo e também de uma doadora temporário de útero para a realização da gestação.
Inseminação artificial intrauterina para transgêneros
A inseminação artificial intrauterina consiste em adquirir os espermatozoides de um banco de esperma e inseri-lo na cavidade uterina da parceira mulher que irá gerar o bebê, considerando que pelo menos um dos parceiros seja de origem biológica feminina, possuindo assim um aparelho reprodutivo necessário à gestação.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o cenário e os tratamentos de fertilização para casais transgêneros, avalie se esse é o momento de dar o primeiro passo e marcar uma consulta. Se for isso exatamente o que você está sentindo, terei o prazer de recebê-los em meu consultório para começarmos essa caminhada juntos. Agende uma consulta
Fale agora com o Dr. Felipe Konotop
Tire suas dúvidas sobre tratamentos diretamente com o médico:
Assine a Newsletter
E receba semanalmente conteúdo gratuito por email!