Aumentando minhas chances
Você já se perguntou por que alguns casais engravidam com tanta facilidade enquanto outros enfrentam uma verdadeira jornada para chegar lá? A resposta para essa pergunta não é simples, porque são diversos os fatores envolvidos em uma gravidez bem sucedida. A existência de um ou mais deles podem facilitar ou prejudicar o processo de concepção.
Se você está enfrentando uma situação de infertilidade, é claro que é importante conhecer os diferentes tratamentos disponíveis para o seu caso. No entanto, há pequenas dicas que podem aumentar as suas chances. São ações simples e práticas que ajudarão a construir um cenário positivo para que você tenha sucesso na sua jornada.
Você está atenta a isso? Confira:
NÃO FUME
Esta já é uma recomendação para quem não está pretendendo ter filhos, por todas as questões prejudiciais à saúde que o hábito envolve. Para quem está lidando com a infertilidade, então, é quase uma condição. Mesmo que moderadamente, fumar cigarro ou maconha reduz a contagem e a mobilidade dos espermatozoides, além de baixar os níveis de testosterona. Existem outras formas de aliviar o estresse que, além de não lhe prejudicar, podem até ajudar no processo de concepção.
RELAXE
Como você faz para relaxar? Não está fazendo nada? Pois saiba que níveis mais altos de estresse estão associados a taxas mais baixas de fertilidade. Considere incluir sessões de ioga, caminhada e hidroginástica. A infertilidade está lhe deixando ansiosa ou agoniada? Se sentindo sozinha? Buscar uma conversa com aquela amiga solidária ou mesmo com um terapeuta vão te ajudar.
TENHA ESPERANÇA
Lidar com a infertilidade pode te deixar despontada e até mesmo deprimida. A esperança é o combustível dessa jornada. Cerque-se daqueles que te apoiam e serão companhia positiva para você enfrentar esse período. Há diversas razões para manter a fé. O aprimoramento dos tratamentos de reprodução humana é uma delas.
DESFRUTE DE UMA ROTINA SEXUAL
Isso mesmo! É importante fazer sexo durante todos os dias da sua janela de fertilidade. O objetivo é aumentar as chances de conexão entre óvulos e espermatozoides. Os primeiros sobrevivem e um a dois dias, enquanto os segundos podem sobreviver até três dias.
SUA IDADE IMPORTA
Os óvulos são ingredientes necessários para toda e qualquer gravidez. No entanto, a cada dia que passa, o suprimento de óvulos da mulher diminui. Se na puberdade esse número é de cerca de 400.000, aos trinta diminui para 100.000, chegando a praticamente zero a partir dos 45 anos.
ACOMPANHE SUA OVULAÇÃO
Você acompanha o seu período de ovulação? Pois deveria. Ele é o momento mais importante do ciclo para quem está querendo engravidar. Acontece entre o 12º e 16º dia e deixa sinais evidentes. O aumento da libido é acompanhado por muco elástico branco e dores no ovário. Também é comum sentir mais fome, umidade extrema na vagina ou haver pequeno escape de sangue. Monitore seu período fértil. É o principal momento para ter relações sexuais quando se quer engravidar.
FAÇA ACUPUNTURA
Anota aí: tratamentos de acupuntura podem elevar as taxas de gravidez. Isso porque ela ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o útero, regula os níveis hormonais, reduz o estresse e até melhora a contagem de espermatozoides masculinos. Estudos recentes apontam um aumento de até 17% na taxas de gravidez para as mulheres que receberam acupuntura, em comparação com aquelas que não receberam. É uma bela ajuda, não é?
VISITE UM ESPECIALISTA
Nada pode ser mais útil nessa jornada do que contar com um especialista. Sim, porque é com ele que você conseguirá mapear seu cenário biológico através de exames e direcionar os esforços para os tratamentos com maiores chances de sucesso. Se você quiser economizar tempo e acelerar o processo, procure um especialista. Agende uma consulta.
Fale agora com o Dr. Felipe Konotop
Tire suas dúvidas sobre tratamentos diretamente com o médico:
Assine a Newsletter
E receba semanalmente conteúdo gratuito por email!