Infertilidade
Infertilidade é a dificuldade de uma pessoa em se reproduzir. Geralmente, refere-se ao diagnóstico feito quando um casal não obtém gravidez mesmo sem o uso de qualquer método contraceptivo, após um ano de relações sexuais bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual.
Em condições normais, um casal em idade fértil que mantenha relações sexuais completas, sem utilizar qualquer método contraceptivo, costuma levar alguns meses ou até mais de um ano para obter a gravidez desejada, gerando a concepção errada de infertilidade.
Aproximadamente, a chance de um casal fértil engravidar é de 15 a 25% por mês, e após um ano de tentativas essa taxa cumulativa será de aproximadamente 80%. Por isso, é necessário esse tempo de espera para iniciar uma investigação sobre infertilidade.
Há dois tipos de infertilidade: primária, quando não há gestação anterior; e secundária, se já houve alguma gravidez. O fato de a mulher ter sido mãe antes não garante a fertilidade para uma futura gravidez. O diagnóstico de infertilidade também pode ser dado para mulheres que chegam a engravidar, mas por diversos motivos não conseguem manter a gestação até o final.
A dificuldade de engravidar atinge aproximadamente 15% dos casais. Suas causas são diversas, com problemas no organismo feminino, masculino, em ambos, ou até mesmo por causas desconhecidas. Uma das principais causas é constituir a família tardiamente: ao envelhecer, os gametas masculinos e femininos apresentarão maior probabilidade de serem incapazes de gerar uma gravidez.
Também deve se ter em mente que infertilidade e esterilidade são coisas diferentes. Apenas pode-se falar em esterilidade depois que o casal for devidamente analisado e, eventualmente, submetido a tratamentos de reprodução medicamente assistida, sem que se obtenham resultados favoráveis.
Já a esterilidade implica a noção de incapacidade absoluta de concepção, sendo um termo já em desuso. Mais correto, o termo “infertilidade” significa dificuldade, mas não impossibilidade de concepção ou de levar a gravidez até ao seu termo.
CAUSAS
As causas da infertilidade são variadas. Acredita-se que 30% dos casos sejam decorrentes da infertilidade masculina, 30% da feminina, 30% por questões relativas a ambos, e 10% por motivos indeterminados.
Para detectar quais as possíveis causas para a dificuldade em ter um bebê, o casal deverá realizar exames que avaliarão sua capacidade reprodutora. Para o homem será indicado o espermograma. Já as mulheres podem fazer o exame clínico para examinar o colo do útero e, em alguns casos, flutuações hormonais do ciclo menstrual entre outros.
De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, as principais causas da infertilidade são:
- Idade: não deixar para engravidar tarde;
- Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente;
- Peso: evitar baixo peso ou obesidade;
- Tabagismo: parar de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade.
A relação entre idade e fertilidade é conhecida, pois quanto maior a idade da pessoa, menor deve ser a qualidade dos gametas (o óvulo e o espermatozoide). Segundo a noção médica tradicional, as mulheres já nascem com todos os óvulos, que serão amadurecidos ao longo da vida.
Assim, ao envelhecerem, essas células apresentariam menor eficácia para a concepção. Estudos recentes sugerem que mulheres adultas continuam produzindo óvulos, o que poderia ampliar as possibilidades de tratamento da infertilidade. Já os homens produzem espermatozoides a partir da puberdade e ao longo da vida toda.
Alguns fatores do cotidiano também podem ser causadores da dificuldade de engravidar, como o estresse e outros indicadores de uma saúde debilitada. A obesidade, por exemplo, é um fator que pode favorecer a infertilidade, pois o aumento de gordura desestimula a produção dos hormônios femininos e masculinos.
O diagnóstico é realizado por exclusão, ou seja, a partir de um quadro geral de possíveis fatores, vão-se descartando as hipóteses até chegar ao diagnóstico final. Entretanto, quando não são encontradas alterações clínicas, os casais recebem o diagnóstico de causa indeterminada. Nesses casos, é recomendada a realização de novos exames tanto para o homem quanto para a mulher.
Infertilidade
Tudo o que você precisa saber sobre infertilidade: conceito, exames e principais causas femininas e masculinas.
Infertilidade
Feminina
Difícil engravidar? Conheça as principais causas e saiba como elas podem ser contornadas.
Infertilidade
Masculina
Entenda as principais causas da infertilidade masculina e como é possível identificar os motivos.
Investigação da
Infertilidade
O que pode ser feito para verificar e confirmar a infertilidade no casal? Descubra aqui.
Fale agora com o Dr. Felipe Konotop
Tire suas dúvidas sobre tratamentos diretamente com o médico:
Assine a Newsletter
E receba semanalmente conteúdo gratuito por email!